sexta-feira, 31 de julho de 2009

Programação Agosto 2009 - Cinema Nórdico

Passando por uma fase de extrema criatividade, o cinema nórdico vem ganhando cada vez mais reconhecimento nos festivais internacionais. Unidos por fortes laços políticos, econômicos e sociais, os paises nórdicos tem se destacado no cinema por conta da sua mais recente geração de jovens diretores, produzindo filmes de extrema originalidade e beleza cinematográfica. Passeando por temas como os mecanismos superficiais da sociedade de consumo, o humor negro e por dramas existenciais intimistas e melancólicos, o cinema nórdico consegue desenhar um retrato fiel da existência humana nos tempos de crescente globalização no século XXI. O Cine Clube Ybitu Katu exibe:

01/08: Suécia: Deixa ela entrar (Tomas Alfredson, 2008)
Uma interessante variação sobre o mais que explorado tema do vampirismo. Aterrorizado por valentões da escola, um solitário garoto de 12 anos, Oskar, se torna amigo de uma jovem e misteriosa vizinha, cuja chegada coincide com uma série de horríveis mortes e ataques. Mesmo descobrindo que ela é uma vampira, sua amizade com a estranha se torna maior do que o medo. Duração: 114 minutos.

08/08: Noruega: O homem incomodado (Jens Lien, 2006)
Andreas tem 40 anos de idade e se vê chegando numa cidade completamente estranha. Ele não faz a menor idéia de como chegou naquele local, mas descobre que tem um emprego, uma casa e até mesmo uma esposa. No entanto, Andreas sabe que algo está muito errado. Ele até tenta escapar da cidade, mas percebe que não existe saída. As revelações começam a surgir quando ele conhece Hugo, um homem que conseguiu escapar da prisão ao encontrar um buraco na parede de sua cela. Duração: 95 minutos.

15/08: Islândia: Nói, o albino (Dagur Kári, 2003)
Será que ele é o tolinho da aldeia ou um gênio disfarçado? Nói, 17 anos, desliza pela vida num fiorde remoto no norte da Islândia. No Inverno, o fiorde fica completamente isolado do resto do mundo, rodeado por montanhas assustadoras e enterrado debaixo de um manto de neve. Nói sonha em fugir desta prisão de muralhas brancas com Íris, uma rapariga da cidade que trabalha na bomba de gasolina local. Mas as suas tentativas desastradas de fuga fogem-lhe do controlo e resultam num rotundo fracasso. Apenas um desastre natural poderá arruinar o universo de Nói e oferecer-lhe uma janela para um mundo melhor. Duração: 89 minutos.

22/08: Dinamarca: Terribly Happy (Henrik Ruben Genz, 2008)
Baseado no romance do escritor Erlinga Jepsena, o filme relata a trágica vivência de um policial de Copenhague, Robert, que para reparar uma negligência profissional é enviado a uma remota localidade com uma paisagem inóspita e onde o jovem agente se choca com os costumes locais. Duração: 90 minutos

29/08: Finlândia: Trabalho de Homem (Aleksi Salmenperä, 2007)
Juha tem 38 anos, três filhos pequenos e uma esposa com depressão. Ele se acha um sujeito forte, e acredita que um homem deve prover a família. Mas um dia Juha é despedido do emprego. Envergonhado, decide esconder a demissão da família, envolvendo-se numa teia de mentiras. Com a ajuda do amigo Olli, Juha decide se prostituir para sustentar a mulher e os filhos. Passa a receber por duas horas o que antes levava dois dias de trabalho para ganhar. A vergonha e as mentiras aumentam a cada dia, mas o dinheiro da nova profissão parece compensar o lado negativo. Duração: 97 minutos.

Nenhum comentário: