sexta-feira, 6 de maio de 2011

Programação Maio 2011: A Música Popular Brasileira no Cinema

No mês de maio de 2011, o Cine Clube Ybitu Katu terá como tema filmes que retratam a história da música popular brasileira.

O Cine Clube Ybitu Katu exibe:

07/05: Uma Noite em 67 (Renato Terra & Ricardo Calil, 2010)
Final do III Festival da Música Popular Brasileira da TV Record, em 21 de outubro de 1967. Entre os candidatos que disputavam os principais prêmios figuravam Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso, Gilberto Gil com os Mutantes, Roberto Carlos, Edu Lobo e Sérgio Ricardo, protagonista da célebre quebra da viola no palco e lançado para a platéia, depois das vaias para “Beto Bom de Bola”. Com imagens de arquivo e apresentações de músicas como “Roda Viva”, “Alegria Alegria”, “Domingo no Parque” e “Ponteio”, o filme registra o momento do tropicalismo, os rachas artísticos e políticos na época da ditadura e a consagração de nomes que se tornaram ídolos até hoje no cenário musical brasileiro. Duração: 93 minutos.

14/05: A Palavra (En)Cantada (Helena Solberg, 2009)
Palavra (En)Cantada é um documentário de longa-metragem (86min), dirigido por Helena Solberg, que percorre uma viagem na história do cancioneiro brasileiro com um olhar especial para a relação entre poesia e música. Dos poetas provençais ao rap, do carnaval de rua aos poetas do morro, da bossa nova ao tropicalismo, Palavra (En)cantada passeia pela música brasileira até os dias de hoje, costurando depoimentos de grandes nomes da nossa cultura, performances musicais e surpreendente pesquisa de imagens. Duração: 86 minutos.
Essa sessão especialmente será realizada às 23 horas no Espaço Cultural de Botucatu, como parte da programação da Virada Cultural de Botucatu.

21/05: Loki - Arnaldo Baptista (Paulo Henrique Fontenelle, 2009)
Cinebiografia do músico Arnaldo Baptista, ex-integrante dos Mutantes, contada através de um quadro traçado pelo próprio artista. A pintura é intercalada com imagens históricas que remetem aos principais momentos de sua trajetória artística, que fizeram dele um dos grandes nomes do rock brasileiro. Depoimentos de Tom Zé, Nelson Motta, Gilberto Gil, Sean Lennon, entre outros. Duração: 120 minutos.

28/05: Novos Baianos Futebol Clube (Solano Ribeiro, 1973)
Novos Baianos F. C., gravado há 35 anos para uma emissora de TV alemã e que permanece inédito até hoje no Brasil. Em quase duas horas de filme, Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Baby Consuelo e companhia são flagrados em ações cotidianas, jogando futebol, cuidando de crianças e, claro, fazendo música. É um retrato fiel do movimento hippie do qual os baianos eram um ícone no começo dos anos 70. Duração: 35 minutos.

Nenhum comentário: