quinta-feira, 9 de junho de 2011

11/06: Homem Olhando Para o Sudeste (Eliseo Subiela, 1986)

Homem Olhando Para o Sudeste - Eliseo Subiela (1986)

Sinopse
Inesperadamente aparece um novo paciente no hospício. Seu nome é Rantes e ele afirma ser um mensageiro que veio de outro planeta estudar a estupidez humana. Rantes é tratado como mais um dos doentes e o psiquiatra do hospício, Julio Denis, é extremente cético e suspeita que ele seja um foragido da lei. Mas com o passar do tempo começa a observar alguns estranhos fenômenos que o levam a ter dúvidas de sua incredulidade. Entretanto, se acreditar em Rantes, também será tachado de louco. Hombre mirando al sudeste é de uma atmosfera profunda e hipnotizante e é uma das maiores obras primas do cinema argentino, sendo uma das obras responsáveis, ao lado de e A História Oficial (Luis Puenzo, 1985) e Boda Secreta (Alejandro Agresti, 1989), que fez renascer o cinema argentino após o fim de sua ditadura militar. Duração: 103 minutos.
NÃO PERCAM! APÓS A SESSÃO HAVERÁ UM DEBATE COM O PSICOLÓGO AUGUSTO CALLILE.

"Hombre Mirando al Sudeste es un film preciso en su construcción, realizado con mínimos recursos pero colmado de elocuencia y sensibilidad en su exposición, con actuaciones justas donde destaca particularmente Hugo Soto, quien nutre al loco-extraterrestre de un matiz invariable durante todo el film, tornándolo asertivo e inasible."
(...)
Hombre Mirando al Sudeste resulta un trabajo hermoso y trascendente, humano. El cine trasmutado, con honestidad, en poesía."
por Voga (Confira aqui o texto completo em espanhol)

E aqui, um texto, em inglês, sobre o renascimento do cinema argentino após a ditadura militar. O texto chama-se The Repressed Signifier: the Cinema ofAlejandro Agresti and Eliseo Subiela.

Um comentário:

Mara faturi disse...

OI,

CARAMBA, EU ADORO ESTE FILME!! ASSISTI NO SÉCULO PASSADO, NUM CINEMA DE BAIRRO QUE FECHOU HÁ MAIS DE 15 ANOS;))
GOSTARIA MUITOO DE SABER COMO POSSO OBTER O DVD??!! ESTAVA BUSCANDO ESSA INF. NA NET QUANDO ENCONTREI SEU BLOGUE!
SOU DE PORTO ALEGRE,
GRACIAS*
ABRAÇO!