quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Programação Setembro de 2011: O Futebol no Cinema

O Futebol é o esporte mais praticado e popular do mundo e a sua influência no cotidiano das pessoas foi inúmeras vezes retratado no cinema, seja nas brincadeiras das crianças, seja em guerras e disputas políticas.

O Cine Clube Ybitu Katu exibe:

03/09: Linha de Passe (Walter Salles & Daniela Thomas, 2008) - Brasil
O filme conta a história de quatro irmãos que vivem na periferia de São Paulo. Com a ausência do pai, precisam lutar por seus sonhos. Reginaldo, o mais novo, procura obstinadamente seu pai que nunca conheceu. Dario, prestes a completar 18 anos, sonha com uma carreira como jogador de futebol profissional. Dinho, frentista em um posto de gasolina, busca na religião o refúgio para um passado obscuro. Dênis, o irmão mais velho, já é pai de um filho e ganha a vida como motoboy. No centro desta família está Cleuza, que, aos 42 anos, está grávida do quinto filho. Duração: 113 minutos.

10/09: Two Half Times in Hell (Zoltán Fabri, 1962) - Hungria
Para o aniversário de Hitler, os alemães decidem organizar uma partida de futebol contra os prisioneiros húngaros durante a Segunda Guerra Mundial. Eles determinam que Ónodi, um famoso jogar de futebol, organize o time. Ónodi por sua vez exige comida, uma bola e dispensa do trabalho para treinar. Porém, ele é convencido pelo “time” a fugir, assim que encontram uma oportunidade. O filme de Fábri é bonito e intenso. Duração: 140 minutos.

17/09: O Medo do Goleiro Diante do Penalti (Win Wenders, 1972) - Alemanha
Baseado em obra de Peter Handke, o filme é centrado na figura do goleiro Joseph Bloch. Após ser substituído em uma partida, ele deixa o campo e passa a noite com uma atendente de cinema. Sem motivos, ele estrangula a moça na manhã seguinte. Pelos jornais, percebe que a polícia está cada vez mais perto e, sem se importar, vai a um jogo de futebol. Duração: 101 minutos.

24/09: O Viajante (Abbas Kiatostami, 1970) - Irã
Em Mossafer, Kiarostami construiu uma brilhante parábola sobre um garoto em idade escolar, negligenciado pelos pais, que utiliza de quaisquer meios para viajar até Teerã e poder assistir ao jogo da seleção nacional de futebol. Duração: 70 minutos.

Nenhum comentário: