sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

05/02: Curta-metragem: Viagem à Lua (George Méliès, 1902)


Viagem à lua - George Méliès (1902)

Sinopse
Um grupo de astrônomos vão para a Lua em uma cápsula gigante, chegando lá se deparam com seres esquisitos e selvagens. Primeiro filme de ficção científica da história do cinema. Duração: 12 minutos.

Crítica
por Victor Ramos
Extraído de http://pudimdecinema.blogspot.com/2010/11/viagem-lua-1902-critica.html

Quem criou a piada sobre o homem ter ido à lua em 1969?... Não sabe?... Pois eu queria saber para ter o maior prazer de dizer na cara dele que o homem foi à lua muito antes de 1969.
Para falar de Viagem à Lua, é preciso saber antes de tudo que foi um filme mais que inovador em sua época, efeitos visuais de ultima geração e um gênero novo(ficção científica) que futuramente se tornaria sensação por muuiittoo tempo (e se é que vai acabar)... Estamos falando do primeiro filme a tratar de vida fora da terra, coisa que muitos outros como Ridley Scott, Steven Spielberg e uma porrada de outros diretores atuais (ou não) se inspirariam nesta magnífica obra-prima, sim, todo filme de ficção científica presente hoje só existe pelo fato de grandes diretores e mais ainda de Georges Méliès, um dia terem derrubado grandes barreiras de dificuldades da sétima arte... Georges Méliès foi um ilusionista francês de grande calibre, e o púlblico não poderia esperar coisa melhor vindo de Georges Méliès; no início da vida da sétima arte, nada melhor que um ilusionista de sucesso para criar efeitos inovadores na a época, e depois de mostrar seu potencial, ser chamado de ‘’pai dos efeitos especiais’’.

Georges Méliès prova melhor que ninguém com seu maravilhoso e belíssimo ‘Viagem à Lua’ que o homem no ano de 1902 já tinha alcançado o objetivo ambicioso de viajar à lua... Discorda de minha afirmação? Pois bem, vamos dialogar... O cinema desde sua criação foi uma máquina se sonhos onde quase tudo é possível, mesmo sem a existência dos ainda inéditos efeitos especiais, e hoje produções espetaculares para os olhos como Avatar, só conseguiram alcançar o objetivo de realidade (ou quase perfeição) porque muito antes mestres do cinema como Georges Méliès derrubaram tabus que na época eram barreiras para a criatividade dos diretores; fez uso, ou melhor, criou efeitos visuais para Viagem à Lua, usou técnicas de dupla exposição para obter resultados inovadores para a época.

Viagem à Lua é um verdadeiro deleite para os olhos que encantou (e inda é capaz de encantar) adulto de crianças do mundo inteiro com seu modo único de criar filmes literalmente mágicos e encantadores no melhor estilo da obra Alice in Wonderland de Lewis Carroll... Não vejo motivos para não dar 10 para um filme tão importante como este, e ainda mais para um diretor que influenciou importantes diretores como Charles Chaplin e D. W. Griffith.

"a ele tudo devo"
-D. W. Griffith-

"o alquimista da luz".
- Charles Chaplin

Não tem como negar que para o cinema, Méliès foi mais que importante. Inovador, visionário e mágico, o Jules Verne do cinema... Simplismente brilhante.

Nenhum comentário: