sábado, 26 de novembro de 2011

26/11: Curta-metragem: Canabraba - A Necessidade da Expressão e Longa-Metragem: O Profeta das Águas - COM A PRESENÇA DE REINALDO VOLPATO

Curta-metragem: Canabrava - A Necessidade da Expressão (Romildo Sant'Anna e Reinaldo Volpato, 1987)
Documentário sobre os irmãos Scarelli, dois bóias frias que pintam quadros. Recebeu o prêmio de melhor filme no Rio Cine Festival em 1988.

Longa-metragem: O Profeta das Águas (Leopoldo Nunes, 2005; Produção e Montagem: Reinaldo Volpato)

De 1986 até 2005, o diretor acompanhou a Aparecido Galdino Jacintho, conhecido como Profeta das Águas. O líder religioso liderou, nos anos 70, em plena ditadura militar, um exército de salvação para proteger o rio Paraná da construção da hidrelétrica de Ilha Solteira. Galdino ficou detido como preso político no DOPS e DOI-CODI e depois foi internado no hospital psiquiátrico de Franco da Rocha. Hoje, aos 80 anos, Aparecido Galdino ainda não perde a oportunidade de profetizar, tendo voz ativa na comunidade onde vive. Recebeu o prêmio de melhor filme de longa metragem no VIII Festival Internacional de Cinema Ambiental – Goiás, prêmios de melhor diretor, melhor documentário, melhor longa metragem e melhor filme no Festival de Cinema Ambiental de Pacoti – Ceará, prêmio melhor filme tema “água” do Ecocine, São Paulo Direção: Leopoldo Nunes. Montagem e produção: Reinaldo Volpato. Duração: 83 minutos.

NÃO PERCAM: A SESSÃO CONTARÁ COM A PRESENÇA DO DIRETOR, MONTADOR E PRODUTOR REINALDO VOLPATO. APÓS A SESSÃO, REINALDO VOLPATO PARTICIPARÁ DE UM DEBATE SOBRE OS SEUS FILMES.

Acesse aqui o artigo: Reflexões sobre Cinema e História: O Filme “O Profeta das Águas” na
perspectiva histórica escritor por Silmara Cristiane Fonseca, mestra em História Social FFLCH/USP.

Nenhum comentário: