terça-feira, 1 de setembro de 2009

Programação Setembro - 2009: Documentários

O documentário já deixou de ser conhecido como o gênero "chato" de cinema e vive, hoje, uma verdadeira efervescência tanto na produção como na pesquisa. O documentário é um gênero cinematográfico que se caracteriza pelo compromisso com a exploração da realidade. Mas dessa afirmação não se deve deduzir que ele represente a realidade tal como ela é. Como disse Eduardo Coutinho, o maior documentarista brasileiro: "O documentário não tem que informar, educar, não é jornalismo; ele mostra maneiras de se ver o mundo".
O Cine Clube Ybitu Katu exibe:

05/09: ÔNIBUS 174 (José Padilha, 2002)
Documentário sobre o jovem rapaz que seqüestrou um ônibus no Centro do Rio de Janeiro e transformou a vida de todos os passageiros em um verdadeiro inferno. O caso serve como reflexão para o filme, que vê todos os lados da história, construindo um triste reflexo da realidade da nossa sociedade em geral. Duração: 130 minutos.

12/09: SONHO TCHECO (Vít Klusák e Filip Remunda, 2004)
O consumismo alienado e poder de manipulação da mídia são os temas centrais deste documentário manipulador. Em cinco anos, 125 hipermercados foram construídos na República Tcheca e a população do antigo país socialista apaixonou-se pelo consumo. Uma mudança drástica para um povo que há poucos anos dormia em filas para comprar produtos de primeira necessidade. Em tom crítico, o filme lança a campanha de um novo e enorme supermercado fictício que promete os melhores produtos e preços para uma vida melhor. Duração: 90 minutos

19/09: O FIM E O PRÍNCIPIO (Eduardo Coutinho, 2005)
Sem pesquisa prévia, sem personagens, locações nem temas definidos, uma equipe de cinema chega ao sertão da Paraíba em busca de pessoas que tenham histórias para contar. No município de São João do Rio do Peixe a equipe descobre o Sítio Araçás, uma comunidade rural onde vivem 86 famílias, a maioria ligada por laços de parentesco. Graças à mediação de uma jovem de Araçás, os moradores - na maioria idosos - contam sua vida, marcada pelo catolicismo popular, pela hierarquia, pelo senso de família e de honra. Duração: 110 minutos

26/09: HOMEM EQUILIBRISTA (James March, 2008)
Em 1974, quando as Torres Gêmeas em Nova York haviam sido recém-inauguradas, um homem cometeu ali um crime. Para muitos, "o maior crime artístico do século". O nome do criminoso era Philippe Petit, que de forma ousada, arriscada e perigosa subiu ao topo de um dos edifícios mais altos de Manhattan para atravessar de um prédio ao outro se equilibrando num cabo de aço. Este documentário mostra cenas reais da época, misturando atores reencenando todo o plano arquitetado por Philippe Petit. Vencedor do Oscar de Melhor Documentário em 2009. Duração: 94 minutos.

Nenhum comentário: