quinta-feira, 17 de março de 2011

Comentário de Ingmar Bergman a respeito do filme A Carruagem Fantasma (Victor Sjöström, 1921)

O cineasta sueco Ingmar Bergman (foto acima) disse a seguinte frase a respeito do filme A Carruagem Fantasma, de Victor Sjöström (foto abaixo).

“O considero o filme mais importante da história. O ví pela primeira vez quando tinha quinze anos. Agora o vejo pelo menos uma vez a cada verão, sozinho ou com pessoas mais novas. Vejo claramente como Körkarlen, até em pequenos detalhes, influiu na minha vida profissional.”

Victor Sjöström foi um dos antigos mestres de Ingmar Bergman e o homenageou duas vezes em seus filmes, a primeira fazendo de Victor o intérprete principal de Morangos Silvestres, como um autêntico filme "testamento" (seria a última aparição de Sjöström no cinema). E a segunda, realizaria 43 anos depois, em 2000, quando no balanço da própria vida, Bergman refletia e evocava o passado, no magnífico trabalho para a televisão, Os Fazedores de Imagens, que aborda um encontro imaginário, durante as filmagens de A Carruagem Fantasma, de Sjöström com a escritora Selma Lagerlöf, escritora sueca vencedora do Prêmio Nobel de 1904 que escreveu a obra homônima a qual o filme se baseia.

Nenhum comentário: