segunda-feira, 14 de março de 2011

Programação Março 2011: As Influências de Ingmar Bergman.

O sueco Ingmar Bergman é um dos maiores diretores da história do cinema. Estudar e conhecer os filmes e cineastas que o influenciaram em sua carreira é uma excelente maneira de se entender a sua complexa e magnífica obra. Para o mês de março, o Cine Clube Ybitu Katu reservou filmes dos dois cineastas, que segundo o próprio Bergman, mais o influenciaram em sua obra: o também sueco Victor Sjöström e o dinamarquês Carl Theodor Dreyer.

O Cine Clube Ybitu Katu exibe:

19/03: A Carruagem Fantasma (
Victor Sjöström, 1921)
Suécia, véspera de Ano Novo. Três bêbados evocam uma lenda que afirma que se a última pessoa a morrer no ano for uma grande pecadora, ela irá guiar a Carruagem fantasma que recolhe as almas dos mortos. Duração: 93 minutos.

26/03: A Palavra (Carl Theodor Dreyer, 1955)
Uma família de fazendeiros, unida por fortes laços emocionais, passa por momentos de tensões provocados por pequenas desavenças. Sua rotina, após retorno de um dos filhos do patriarca, é modificada pela sua aparente loucura, que tudo indica, deriva de um estudo radical teosófico, que o fez acreditar ser Jesus Cristo. Nem todos aceitam que Johannes Borgen seja demente e fanático. E essa situação estará à prova, depois que um ente querido fica doente. Adaptação da peça teatral de Kaj Munk, pastor e dramaturgo, muito conhecido nos países escandinavos, que foi assassinado pelos nazistas. A Palavra é considerado uma obra-prima dentre os filmes que exploram o poder da fé, do amor e do sobrenatural. Isso se deve a maneira "realista" e "naturalista" que enfoca o tema. Ovacionado no Festival de Veneza, com o Leão de Ouro em 1955, é considerado um dos mais belos filmes em preto-em-branco já produzidos. Duração: 125 minutos.

Nenhum comentário: