sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Programação Fevereiro de 2011: Ficção Científica

O Cine Clube Ybitu Katu exibe:

05/02:
Curta-metragem: Viagem à Lua (George Méliès, 1902)
Um grupo de astrônomos vão para a Lua em uma cápsula gigante, chegando lá se deparam com seres esquisitos e selvagens. Primeiro filme de ficção científica da história do cinema. Duração: 12 minutos.

Longa-metragem: O Hospedeiro (Bong Joon-ho, 2006)
Na beira do rio Han, moram Hee-bong e sua família, donos de uma barraquinha de comida no parque. Seu filho mais velho, Gang-du, tem 40 anos, mas é um tanto imaturo; a filha do meio é arqueira do time olímpico coreano; e o filho mais novo está desempregado. Todos cuidam da menina Hyun-seo, filha de Gang-du, cuja mãe saiu de casa há muito tempo. Um dia, surge um monstro no rio, causando terror nas margens e levando com ele a neta querida de Hee-bong. Exibido na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes de 2006. Duração: 119 minutos.

12/02:
Solaris
(Andrei Tarkovsky, 1972)
Um famoso cosmonauta-psiquiatra é enviado para a estação científica que está em órbita do planeta oceânico Solaris com a importante missão de investigar uma série de fatos bizzaros e misteriosos que estão ocorrendo. Lá, um cientista suicidou-se e dois estão a beira da insensatez. Os cientistas acreditam que fenômenos sobrenaturais estejam por trás destes fatos e que estes, sofrem influência do planeta Solaris. Tarkovski, ao contrário das ficções científicas da época, procura explorar um espaço muito mais vasto e perigoso do que o que nos rodeia, o Espaço Interior. Duração: 165 minutos.

19/02:
Mistérios e Paixões (David Cronenberg, 1991)
Com esta adaptação de Almoço Nu, o romance considerado infilmável de William S. Burroughs, David Cronenberg faz seu filme mais delirante. Peter Weller vive Bill Lee, um escritor fracassado, que extermina insetos para pagar suas contas. Bill está tendo problemas no trabalho, correndo o risco inclusive de perder o emprego, pois frequentemente esgota seu estoque de inseticida. Porém, a verdade é que Joan, sua esposa, está viciada no "barato" que este pó lhe causa. Quando Bill, estimulado pela mulher, experimenta esta substância ele entra em um processo interminável de "viagens", nas quais máquinas de escrever se transformam em enormes insetos falantes. Duração: 115 minutos

26/02:
A Antena (Steban Sapir, 2007)
Em uma gélida metrópole dos anos XXX, toda a população está muda. O cruel Mr. TV comanda o país, monopolizando as palavras e imagens, e as pessoas nada fazem para protestar. Passam os dias sentadas, vendo televisão e comendo os alimentos produzidos por ele. Enquanto isso, Mr. TV coordena um plano sinistro para escravizar o povo inteiro, eternamente. Mas, para alcançar seus objetivos, ele precisa seqüestrar uma bela cantora, a única que ainda tem A VOZ. Feito à moda do cinema mudo, o filme é uma fábula sobre o poder da fala humana. Estréia mundial no Festival de Rotterdam 2007. Duração: 95 minutos

Nenhum comentário: