sexta-feira, 1 de julho de 2011

02/07: Decálogo (Krzystof Kieslowski, 1989) - CAPÍTULOS I E II

Decálogo - Krzystof Kieslowski (1989)

*Sobre a série Decálogo: São 10 capítulos com cerca de uma hora cada. O cineclube exibirá 2 episódios por sábado. Os capítulos são independentes, portanto não tem importância caso você perca algum sábado. Entretanto, para o total deleite desta bela obra, recomenda-se que se vejam todos os capítulos.

Sinopse
Realizado para a televisão polonesa em 1989, Decálogo é... um conjunto de filmes inspirados nos Dez Mandamentos. Ambientadas no mesmo condomínio de Varsóvia, a capital da Polônia, as histórias ilustram conflitos morais e dramas familiares. Vencedor do Prêmio da Crítica Internacional no Festival de Cinema de Veneza, Decálogo consagrou internacionalmente Kieslowski. Uma obra simplesmente monumental. Direção: Krszystof Kieslowski.

Decálogo 1 - Amarás a Deus Sobre Todas as Coisas
O primeiro episódio trata das emoções a que o ser humano está exposto durante sua passagem pela Terra. Neste, um professor universitário que acredita na razão e nas forças das leis da ciência, convive com seu filho de 10 anos, dividido entre a crença científica paterna e a fé religiosa de uma tia. 53 minutos.

Decálogo 2 - Não Tomarás Seu Santo Nome em Vão
Mulher engravida de seu amante e resolve abortar, caso seu marido, gravemente enfermo, se recupere. Uma reflexão profunda sobre morte e uma nova vida, quando elas conflitam entre si, e a visão do grande diretor polonês. 57 minutos.


"O único trabalho que pode ser chamado de obra-prima no cinema de meu tempo" (Stanley Kubrick sobre o 'Decálogo')

Nenhum comentário: