sexta-feira, 15 de julho de 2011

16/07: Decálogo (Krzystof Kieslowski, 1989) - CAPÍTULOS V e VI

Decálogo - Krzystof Kieslowski (1989)

*Sobre a série Decálogo: São 10 capítulos com cerca de uma hora cada. O cineclube exibirá 2 episódios por sábado. Os capítulos são independentes, portanto não tem importância caso você perca algum sábado. Entretanto, para o total deleite desta bela obra, recomenda-se que se vejam todos os capítulos.
Não são filmes religiosos.

Sinopse
Realizado para a televisão polonesa em 1989, Decálogo é um conjunto de filmes inspirados nos Dez Mandamentos. Ambientadas no mesmo condomínio de Varsóvia, a capital da Polônia, as histórias ilustram conflitos morais e dramas familiares. Vencedor do Prêmio da Crítica Internacional no Festival de Cinema de Veneza, Decálogo consagrou internacionalmente Kieslowski. Uma obra simplesmente monumental. Direção: Krszystof Kieslowski.

Decálogo 5 - Não Matarás
Um crime ocorrido em Varsóvia une três personagens: um desocupado, um taxista e um advogado em início de carreira. Episódio que deu origem, posteriormente, ao longa Não Matarás. 57 minutos.

Decálogo 6 - Não Pecarás Contra a Castidade
Jovem tímido declara seu amor a uma vizinha e fica decepcionado ao descobrir que ela encara com extrema liberdade uma possível relação entre eles. Foi posteriormente transformado no longa Não amarás. 56 minutos.


"O único trabalho que pode ser chamado de obra-prima no cinema de meu tempo" (Stanley Kubrick sobre o 'Decálogo')

Um comentário:

Mara faturi disse...

Oi,


mandei email pra vcs na semana passada sobre o filme "Homem olhando o Sudoeste" e estou aguardando retorno,
Será que vcs receberam?
Gracias,
abraço!!!