segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Programação Dezembro 2010: O Cárcere no Cinema

O encarceramento sempre foi um tema recorrente do cinema, que desde os seus primórdios, fascinou-se em exibir em suas telas, os cárceres, os presídios, a claustrofobia de estar atrás das grandes e eminente necessidade do homem tentar escapar dela, através dos mais mirabolantes e audaciosos planos.

No mês de dezembro o Cine Clube Ybitu Katu exibirá dois clássicos filmes sobre tentativas de fuga de prisão e um filme que aborda as relações internas entre os presos. Este último, apesar de recente, recebeu grande destaque em Cannes (Prêmio do Júri em 2009) e na Mostra Internacional de São Paulo de 2009, e é candidatíssimo a se tornar um grande e imperdível clássico com o passar dos anos.

04/12: A um passo da liberdade (Jacques Becker, 1960)
Grande clássico do cinema francês, A um passo da liberdade conta a história de um homem que divide a cela numa prisão em Paris com mais de quatro priosioneiros, aceita elaborar um meticuloso plano de fuga com os companheiros. Explêndida e sombria direção, com uma iluminação fantástica, excelente interpretações e um roteiro que é uma verdadeira aula. Maravilhoso testamento fílmico de Becker, sem dúvida seu melhor filme. Duração: 125 minutos.

11/12: Papillon (Franklin J. Schaffner, 1973)
Papillon narra a impressionante determinação de um homem em se libertar das grilhetas que o mantém preso por um crime que sempre declarou ser inocente. Steve McQueen é Henri Charrière, conhecido como Papillon. Acusado e condenado por homicídio tentou por várias vezes a sua sorte em arriscadas fugas, até finalmente conseguir. Dustin Hoffman é Dega, o seu parceiro de prisão. Papillon é um verdadeiro hino à coragem, determinação e disciplina e principalmente ao que um espírito verdadeiramente livre e indestrutível pode conseguir face a desafios terríveis. Um dos grandes clássicos do cinema, com memoráveis atuações de Steve McQueen e Dustin Hoffman. Duração: 150 minutos

18/12: O Profeta (Jacques Audiard, 2009)
Condenado a seis anos de prisão, Malik El Djebena, meio árabe, meio córsico, é analfabeto. Ao chegar à prisão, totalmente sozinho, ele parece mais jovem e mais frágil do que os outros presos. Ele está com 19 anos. O líder da facção dos córsicos dá a Malik uma série de “missões” a serem cumpridas. Ele aprende rápido e se fortalece, ganhando a confiança do chefe da facção. Malik usa toda a sua inteligência para desenvolver discretamente o seu plano. Prêmio do Júri no Festival de Cannes em 2009. Duração: 155 minutos

Nenhum comentário: